quarta-feira, 15 de junho de 2011

A solidão das redes- sociais.


Depois de uma noite insone, sem pessoas para compartilhar um momento, acordei com uma vontade de ingressar no Twitter, fiz e me dei conta que redes sociais são criteriozamente contagiosas. Ouvi de alguém que o Twitter ainda ia substituir os amigos dela. E fiquei com isso em mente, até brinquei um pouco com a idéia. Percebi que redes sociais unem e afastam as pessoas de suas vidas.

Essa cultura de interconexão, podem nos ajudar na socialização, a salvar vidas e a aumentar nosso quociente de informação. No entando, esse acesso exagerado tende a nos revelar o outro lado da moeda, a superficialidade das relações. As redes- sociais ( Twitter, Orkut e Facebook), tem nos levado a uma solidão suprida por excessos em habitos da vida que consiste na falta de amizades profundas e a tedencia em "seguir a onda" são reflexos de um mundo individualista de uma rede social.

Não é uma questão de retirar o mérito da internet, mas de repensar relações mais consistentes. Vivemos num mundo em que um abraço, um beijo num amigo é cada vez mais raro. Vivemos num mundo que se diz liberal e moderno, mas que suspeita de homossexualismo em vista de um relacionamento entre amigos do mesmo sexo mais profundo. Queremos ter mais contatos em Orkut e suprir nossas curiosidades em twitters, mas não queremos o “peso” de uma amizade verdadeira, com seus problemas e compromissos.

Vejo cada vez mais, pessoas que desperdiçam a chance de sair com amigos para uma festa , uma praia para ficar interligados com uma quantidade de contatos numa rede social. E continuam sozinhas porque a opção individualista está relacionada com a cultura do prazer material e imediata.

Se soubessemos aproveitar o que a internet tem de melhor, poderemos, sim, viver em efetivas redes sociais, baseadas em um sistema de relações que se estendem pós momento virtual. Se a natureza da internet não permite uma profundidade das relações, sua extensão amplia os horizontes das relações.
O homem precisa repensar seu individualismo e perceber o outro. E a internet deve vir para multiplicar e não subtrair.

3 comentários:

  1. é verdade amiga.. as pessoas tem a falsa sensação de que tem muitos amigos pq tem sei la quantos mil contatos no facebook, mais outros tantos no twitter, orkut, msn.. mas isso é ilusão.. na "vida real" como será q estao as relações dessas pessoas? nada contra amizades virtuais.. tenho varias.. mas procuro aproxima-las bastante da minha vida, de quem sou.. se torna mais concreto, mais vivo.. nao somos maquinas, somos gentes, apesar de muitos nao serem tao gente assim.. mas enfim, como ja dizia o poeta.. na vida não importa o q vc tem, mas quem vc tem. que nós saibamos valorizar mais nossas amizades.. as reais e as virtuais que valham a pena. bjus belissimo texto

    ResponderExcluir
  2. Ae que tá Nathy , se vc tenta aproximar esses amigos virtuais vc já saiu do padrão "modinha". Está num nível muito mais ideal, porque digo isso? Voce vai tentar ao máximo sair com eles, tá presente físico e sentimentalmente. Sair do superficialismo vale a pena. Como falei o importante é multiplicar e não subtrair. Beijo, Gata!

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo Nay... Assim como me utilizo das redes sociais para comunicação, entretenimento, segundo caderno ou diário do mundo moderno, onde eu possa interagir com os amigos, nada substitui um abraço,uma conversa, um telefonema...

    amei o texto!
    bjos

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.